segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

TENDÊNCIAS PARA A LOGÍSTICA NO SÉCULO XXI


A Logística e a SCM já detém papel fundamental na coordenação geral de todo o processo da cadeia produtiva moderna. Nesse contexto é responsável direta pelos custos finais do produto. Isso faz com que, num mundo globalizado, logística e SCM tornem-se, cada vez mais, a  atividade estratégica mais importante da cadeia produtiva e distributiva.  Em breve, Logística e SCM poderão determinar, inclusive, os índices de competitividade, e serão responsáveis diretas pelo êxito ou não de empresas de mercado que não disponibilizarem de um serviço adequado,
de baixo custo e qualidade para gerenciar toda a movimentação de cargas desde a produção até sua final distribuição no mercado. Logística e SCM serão, num futuro próximo, as palavras de ordem em todo esse processo e se tornará um serviço não somente indispensável, mas do qual se exigirá o máximo em qualidade e planejamento. Seu bom gerenciamento será fator determinante no desempenho e sucesso de uma cadeia  em relação às suas concorrentes.
Diante dessas novas exigências, ditadas pela globalização, a evolução do profissional de logística e SCM será essencial no século XXI. A especialização em logística resultará na criação de uma nova função: a Engenharia Estratégica, Engenharia de Processos ou Engenharia de Logística e SCM. Seja lá qual for seu nome, o fato é que esse novo profissional com certeza deverá reunir uma formação altamente especializada. Será essencial possuir formação especializada, com ampla visão da cadeia produtiva e de todos os elementos envolvidos no processo, deverá reunir conhecimentos em administração, RH, Transportes, Geografia, Matemática Financeira, gerenciamento de dados, TI  e pesquisa de tendências de mercado. Serão cargos executivos da mais alta importância e serão a evolução do atual profissional de Logística e Transportes.

Por: Patrícia Maeli S. Cipriano Silva