sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Flip - Corretor Ortográfico Online

Flip - Corretor Ortográfico Online com as Normas do Novo Acordo Ortográfico é um site que revisa os seus textos e aponta possíveis erros de digitação, palavras escritas erradas e outros erros comuns baseado nas novas regras impostas pelo Acordo Ortográfico e ainda verificar se não há erros de sintaxe, como por exemplo 'nós é' ao invés de 'nós somos'.
Se preferir, também pode usar as definições de regra anteriores a este acordo, basta escolher a caixa de seleção referente a à definição desejada.
A nova reforma ortográfica
Em 29 de setembro de 2008, o presidente Luís Inácio Lula da Silva tornou oficial a introdução da reforma ortográfica no Brasil. De acordo com a resolução, a reforma entra em vigor em janeiro de 2009, mas as duas grafias (a antiga e a nova) continuarão valendo até dezembro de 2012. Ou seja, até lá as duas grafias valem no vestibular, nas provas de escolas, nos concursos públicos.

As modificações que a Língua Portuguesa sofrerá :
* Fim do uso do trema (¨): palavras como pingüim ou lingüiça não levarão mais este tipo de grafação, serão escritos pinguim e linguiça;
* Fim do uso de acento em ditongos: palavras como idéia ou geléia não levarão mais acento;
* Acentos diferenciais não serão mais adotados para identificar quando é verbo e preposição, por exemplo, portanto, duplas de palavras como pôr (verbo) e por (preposição) ficarão com a mesma grafia;
* Alteração do uso do hífen: substantivos compostos com pára-lama não levarão mais hífen e deverão ser escritos assim páralama, os que têm as segunda palavra começando com a letra h permanecerão sendo escritos com hífen, como por exemplo pré-histórico e outras regras mais.

Como revisar o seu texto
Escolha o idioma desejado (estão disponíveis o Português do Brasil e o Português de Portugal), qual padrão de correção será usado (ou as regras do Acordo Ortográfico ou as anteriores a ele), digite o seu texto na caixa no centro da tela (limite de até 3000 caracteres) e clique em Verificar Texto'.
O assistente lhe informará se há erros e dará sugestões de correção para cada um deles encontrado.
Ao finalizar a revisão, clique no botão que atualiza a página do seu navegador de internet (função geralmente acionada pela tecla F5).

Lembretes:
Roda em Internet Explorer 5.x, Internet Explorer 6.x, Internet Explorer 7.x, Firefox 1.x, Firefox 2, Firefox 3Flip - Corretor Ortográfico Online com as Normas do Novo Acordo Ortográfico é um site que revisa os seus textos e aponta possíveis erros de digitação, palavras escritas erradas e outros erros comuns baseado nas novas regras impostas pelo Acordo Ortográfico.

Requisitos:
Roda em Internet Explorer 5.x, Internet Explorer 6.x, Internet Explorer 7.x, Firefox 1.x, Firefox 2, Firefox ३

Acesse a página do Flip clicando aqui