sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Conversor Ortogrático

O site InterNey.Net preparou um serviço online simples e grátis para converter textos para o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Seu uso é muito simples, basta copiar ou digitar na caixa de texto do site qualquer parágrafo ou frase que se queira converter às novas regras, clicar Envia que o texto convertido aparece logo abaixo.

A Reforma Ortográfica

A partir de janeiro de 2009, entra em vigor no Brasil o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que altera a regra que define a grafia de diversas palavras em nossa língua. Ela serve como um passo para a padronização da ortografia nos diversos países de língua portuguesa que participaram de sua conversão.

Entre os novos padrões estabelecidos estão o emprego do hífen, regras de acentuação e o desuso de consoantes mudas. As mudanças começam a vigorar em janeiro e passam a ser obrigatórias a partir de 2013. O Acordo é um tratado internacional que foi assinado por representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em 1990, sua confecção foi acompanhada por observadores da Galiza/Galícia e assinada em 2004 por Timor-Leste.

Roda em Internet Explorer 6.x, Internet Explorer 7.x, Firefox 1.x, Firefox 2, Firefox 3


Para acessar a página clique aqui